Behaviorismo

Behaviorismo


          A abordagem behaviorista (também chamada de comportamental) entende a interação indivíduo-ambiente como unidade básica para a descrição do comportamento.( Bock, A.M.B,1999)
          O termo Behaviorista foi utilizado pela primeira vez por Jonh B. Watson em um artigo publicado em 1913 cujo título era: "A psicologia como os behavioristas a veem" que definiu o comportamento como objeto de estudo da psicologia com a utilização de uma metodologia experimental e analítica.(Cançado, C.R.X., Soares, P.G & Cirino, S.D. 2005)


Watson (1878-1958)
          
Propões uma psicologia livre de conceitos mentalistas, métodos subjetivos e que tivesse a capacidade de prever e controlar aspectos comportamentais.( Bock, A.M.B,1999), ou seja," uma psicologia que fosse uma ciência empírica que levasse a generalizações amplas sobre o comportamento humano" com base num procedimento experimental uniforme para assim como as ciências da natureza, pudessem ser replicados em laboratórios. ( Cançado, C.R.X., Soares, P.G & Cirino, S.D. 2005)
Utilizou animais como modelo para estudos sobre o comportamento utilizando conceitos como "estímulo" e" resposta", demonstrando que uma resposta pode ser condicionada a um estímulo específico.(Cançado, C.R.X., Soares, P.G & Cirino, S.D. 2005)."Esses conceitos se referem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito".( Bock, A.M.B,1999, p.45).
Watson fez experiências com bebês e aplicou  seus estudos para criação de crianças com base no comportamentalismo e também na área de publicidade.


Skinner (1904-1990)

Apresentou conceitos como comportamento respondente -involuntário- que produz respostas antecedentes do ambiente, por exemplo, "Contração de pupila quando uma luz forte incide sobre os olhos" ( Bock, A.M.B, 1991, p.46)
Esses comportamentos respondentes são interações de estímulo-resposta incondicionadas, ou seja, inatas.No entanto, interações desse tipo podem também ser provocados por estímulos que a princípio não induzia respostas no organismo.(Bock, A.M.B, 1991).
Já o comportamento operante produz sobre o ambiente consequências e é influenciado pelas mesmas, por exemplo, tocar um instrumento.
  • Traçou um paralelo com princípios de seleção natural aplicada ao comportamento dos indivíduos, através de três níveis que segundo ele são indissociáveis:  
  • Filogenético: seleção de comportamentos característicos de uma espécie
  • Ontogenético: relativo a comportamentos selecionados ao longo da vida de um indivíduo
  • Cultural: comportamentos selecionados pelas interações sociais.
Skinner desenvolveu uma filosofia da ciência do comportamento chamada de Behaviorismo Radical, que ele defendeu por meio da análise experimental do comportamento admitindo a auto-observação, o desprendimento total de explicações mentalistas ou fisiológicas e comportamentos inobserváveis tendo sua ocorrência no interior dos organismos.(Cançado, C.R.X., Soares, P.G & Cirino, S.D. 2005)

              

  Pensamentos e Frases

Watson: "O que precisamos fazer é começar a trabalhar na psicologia fazendo do comportamento, e não da consciência, o ponto objetivo do nosso ataque"

Skinner: "Os homens agem sobre o mundo, modificam-no e, por sua vez, são modificados pelas consequências de suas ações"



0 comentários:

Postar um comentário