Psicanálise


Considerando o vasto conteúdo dentro da Teoria Psicanalítica, procurou-se nessa postagem a explanação de alguns conceitos principais com o foco na psicanálise freudiana.

Freud (1856 - 1939)
Freud era Médico com especialização em Psiquiatria. Realizou investigações sistemáticas de problemas como os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, e assim criou a Psicanálise.Trabalhou com Jean Charcot que tratava de histeria através de hipnose.Passou a trabalhar com Josef Breuer e desenvolveram o método catártico, que possibilitava a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos.Seu objeto de estudo era o inconsciente.( Bock, A.M.B, Odair, F., Teixeira, M.L.T, 1999).
“Qual poderia ser a causa dos pacientes esquecerem tantos fatos de sua vida interior e exterior?” ( Bock, A.M.B, Odair, F., Teixeira, M.L.T, 1999, p.72)
  - Resistência;
  - Repressão;
Estes conteúdos psíquicos “localizam-se” no inconsciente. Estas descobertas impuseram uma modificação do trabalho terapêutico.
Freud tinha como objetivo descobrir as repressões e suprimi-las através de um juízo que aceitasse o excluído pela repressão.Ele deu ao método de investigação e cura resultante o nome de Psicanálise em substituição ao de catártico.

Estruturação do Aparelho Psíquico: Primeira Teoria

Freud reelaborou suas teorias ao longo de sua vida, de início denominou o aparelho psíquico desta forma:
·         Consciente (o que se vivencia no presente)
·         Pré-consciente (lembranças e afetos que se resgata com certa facilidade)
·         Inconsciente (lembranças e afetos que não estão acessíveis à consciência).

  Freud descobriu que as neuroses estavam relacionadas a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos. Tais descobertas colocaram a sexualidade no centro da vida psíquica, e é postulada a existência da sexualidade infantil.
 
  
Segunda Teoria do Aparelho Psíquico

·         Ego (parte do psiquismo que estabelece o equilíbrio das forças do Id e do Superego)
·         Superego (é regido pelas normas e regras sociais. Parte que nos traz o sentimento de culpa)
·         Id (reservatório das energias psíquicas, parte em que se localizam os desejos ou pulsões). 




Mecanismos de defesa
São operações mentais que deformam ou suprimem a realidade ou elementos da realidade no registro de percepções externas, a fim de reduzir as tensões psíquicas internas (ansiedades) e o desprazer que determinados conteúdos psíquicos causam, afastando-os quando se apresentam como algo extremamente doloroso, constrangedor e desorganizador.São processos realizados pelo ego e são inconscientes.(  Bock, A.M.B, Odair, F., Teixeira, M.L.T, 1999)

Tipos:
  • Recalque:suprime uma parte da realidade, alterando e deformando seu sentido como um todo.
  • Formação Reativa: adoção de atitudes opostas a um desejo latente.
  • Regressão: comportamentos mais primitivos.
  • Projeção ou identificação projetiva: o indivíduo projeta algo de si no mundo externo, como algo indesejável nas outras pessoas.
  •    Racionalização: construção de uma argumentação intelectualmente convincente, que justifica e defende o irracional e o deformado.
  •     Denegação: quando o sujeito nega o conhecimento de uma verdade que ele sabe que existe.
  •     Forclusão psicótica ou Repúdio: A negação extensiva da realidade exterior, substituindo-a pela criação de outra realidade, ficcional.


Pensamentos e Frases

"Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro". Sigmund Freud.


 Referências: Bock, A.M.B, Odair, F., Teixeira, M.L.T, 1999. Psicanálise. Psicologias.São Paulo: Editora Saraiva




0 comentários:

Postar um comentário