Humanismo

 Humanismo



O humanismo é conhecido como a terceira força, logo após a psicanálise e o behaviorismo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas e morais que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade, ou seja, eleva o homem a primeiro lugar, como aquele capaz de entender seus problemas e ele mesmo resolver através de si próprio.

Carl Rogers:

Ao contrário de outros estudiosos cuja atenção se concentrava na ideia de que todo ser humano possuía uma seurose básica, Rogers concluiu com suas pesquisas que essa visão não era exata, passando a defender que, na verdade, o núcleo básico da personalidade humana era tendente à saúde, ao bem-estar. Tal conclusão sobreveio a um processo meticuloso de investigação científica levado a cabo por ele, ao longo de sua atuação profissional.
Carl Rogers ficou famoso por desenvolver um método psicoterapêutico centrado no próprio paciente. O terapeuta tem que desenvolver uma relação de confiança com o paciente para poder fazer com que ele encontre sozinho sua própria cura.
Esse psicólogo marcou não só a Psicologia Clínica, como também, a Psicoterapia, Administração – de empresas e de escolas etc. O Aconselhamento Psicológico, Aconselhamento Pastoral, a Educação e Pedagogia, a Psicopedagogia, Orientação Educacional, assim como a Literatura, o Cinema e as Artes, de modo explícito ou implícito, consciente ou não conscientemente.

Abraham Maslow

Na verdade o humanismo não é uma escola de pensamento, mas sim um aglomerado de diversas correntes teóricas. Em comum elas têm o enfoque humanizador do aparelho psíquico, em outras palavras elas focalizam no homem como detentor de liberdade, escolha, sempre no presente. Traz da filosofia fenomenológico existencial um extenso gabarito de ideias. Foi fundada por Abraham Maslow, porém a sua história começa muito tempo antes.

Maslow trouxe, para a psicologia que havia fundado, estes autores, agregando, ainda seus estudos sobre a pirâmide de necessidades humanas. Para ele, as necessidades fisiológicas precisam ser saciadas para que se precise saciar as necessidades de segurança. Estas, se saciadas, abrem campo para as necessidades sociais, que se saciadas, abrem espaço para as necessidades de auto-estima. Se uma destas necessidades não está saciada, há a incongruência. Quando todas estiverem de acordo, abre-se espaço para a auto-realização, que é um aspecto de felicidade do indivíduo.

Pirâmide das Necessidades de Maslow



Curiosidade:

Ao contrário do que se entende a primeira vista, a expressão "humanismo" não se refere a "humano", "homem" ou "humanidade", mas deriva do vocábulo latino "humanes", que quer dizer "culto", "erudito". Bem entendido, cultos e eruditos eram apenas os que se deixavam escravizar pelos autores pagãos. Os outros eram chamados "bárbaros". Esse movimento foi uma verdadeira revolução intelectual e cultural, sendo considerada um dos marcos iniciais dos tempos modernos.


Pensamentos e frases 

Carl Rogers: "Por aprendizagem significativa, entendo , aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência."

Abraham Maslow: "O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou."


Vídeo:



2 comentários:

  1. Muito legal a maneira como abordaram o tema, com muita clareza e precisão.
    Adorei o trabalho de vocês.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. o Tema foi muito bem descrito,...
    PARABÉNS . (:

    ResponderExcluir